Métodos Diagnósticos

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.

No Ambulatório, são disponibilizados os exames relacionados abaixo:

Ecocardiograma ou ecocardiografia, Holter, MAPA – Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial, teste ergométrico, espirometria e estudo urodinâmico.

Eletrocardiograma

O que é o Eletrocardiograma?

É um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração, realizado em aparelho chamado eletrocardiógrafo.

Como é feito o exame?

Utilizam-se 12 eletrodos colocados nas pernas, braços e no tórax, na região do precórdio. Eles captam a atividade elétrica do coração que passa para os tecidos vizinhos e chega até a pele. Essa informação é enviada para um aparelho (eletrocadiógrafo) que as registra em um papel. Analisando seu traçado, é possível saber se há sequência de batimentos, se o ritmo é normal e a atividade cardíaca é rápida ou lenta.

Holter

O que é o holter?

É um exame que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca por 24 horas ou mais, por meio de um aparelho portátil. O período estendido de gravações é útil para observar as arritmias cardíacas ocasionais que seriam difíceis de serem identificadas em um período de tempo menor, como em um exame de eletrocardiografia.

Como é feito?

O Holter registra os sinais elétricos do coração por meio de uma série de eletrodos presos no tórax.

Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA)

O que é o MAPA?

É um exame útil para o diagnóstico e acompanhamento da hipertensão arterial.

Como é feito o exame?

Uma braçadeira é colocada no braço do paciente para medir a pressão, igual aos aparelhos comuns, ligados a um compressor que fica preso à cintura.

Teste Ergométrico

O que é o teste ergométrico?

É um exame que consiste submeter o paciente a uma determinada modalidade de esforço físico, graduado e monitorado por meio de um eletrocardiograma, além das medidas de pressão arterial.

Como é feito?

Geralmente, o esforço pode ser realizado através de esteira ou bicicleta.

Espirometria ou Prova de Função Pulmonar

O que é espirometria?

É um exame não invasivo e indolor utilizado na investigação e acompanhamento de diversas doenças pulmonares, com este exame conseguimos medir a velocidade e a quantidade de ar que colocamos para dentro e para fora dos pulmões.

Como é feito?

O exame é realizado respirando-se pela boca por meio de um tubo conectado a um aparelho, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.