Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Ambulatório médico de especialidades de Mogi das Cruzes (AME- Mogi das Cruzes) tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Sistema PACS

Atendendo as áreas de:

  • Radiologia (Mamografia, Raios-X);

Estes sistemas gerenciam todo o processo desde a captura de imagens de exames até a entrega do laudo final ao paciente ou médico solicitante. As imagens dos exames são capturadas e enviadas para Centrais de Laudos que confeccionam os laudos e os devolvem em minutos ou ainda através de consultas internas ou via WEB.

Sistema ERP

O sistema de informação ambulatorial, um dos mais modernos e completos softwares de gestão de saúde, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

Prontuário Eletrônico do Paciente

Em processo de implantação, o prontuário eletrônico é um repositório de informações clínicas e administrativas do paciente, permitindo o acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais, conhecimento científico e consequente melhoria do processo de tomada de decisão e melhoria no atendimento aos pacientes reduzindo custos e otimizando recursos.

Certificação Digital

Em processo de implantação atenderá inicialmente ao Prontuário Eletrônico do Paciente. Este processo permitirá a troca de documentos, com autenticação, sigilo e integridade de conteúdo possibilitará que os documentos do prontuário do paciente não mais precisam ser impressos e assinados.

Aprimoramento

Educação Continuada do Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes

A fim de desenvolver, atualizar, aperfeiçoar o conhecimento científico e prático, e garantir a manutenção do Modelo Assistencial de Enfermagem das Unidades Afiliadas, com prioridade na segurança do paciente, adota-se uma metodologia pautada no ensino de adultos. Entre as estratégias de ensino, destacam-se: a Simulação Realística, a Gamificação e a discussão de cases, com importantes retornos de aprendizagem percebidos pela instituição.

Dentre as quais destacam-se:

Gamificação da Educação

A prática educativa de abordagem lúdica com uso de gincanas, jogos, dinâmicas tem foco motivacional e é considerada estratégica para o desenvolvimento de competências gerenciais, adesão as normas, rotinas , fluxos, protocolos assistenciais e outros.

Recrutamento e Seleção de Novos Colaboradores

Junto ao departamento de Recursos Humanos a Educação Continuada participa de todo Processo de Seleção de Pessoal, abrangendo desde a confecção da prova teórica, pautada em referenciais científicos atualizados, processo de dinâmica até a entrevista do candidato pautada nas competências profissionais exigidas pelo cargo.

Integração e Capacitação de Novos Colaboradores

Antes do colaborador ingressar na instituição é apresentado o Modelo Assistencial adotado, as normas, rotinas, fluxos e os protocolos institucionais, além de contar com o apoio de outras áreas, tais como engenharia clínica e farmácia. Os novos colaboradores seguem em acompanhamento por um período nas próprias unidades, com o objetivo de se aprimorar, adquirir e desenvolver as suas habilidades e conhecimentos técnicos.