Ambulatório

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes é referência para a região do Alto Tietê, que possui uma população de 2,5 milhões de pessoas, sendo 70% – (1,7 milhões) dessa população SUS dependente, que compreende 11 municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Com 2.550 m² de área construída em dois pavimentos, possui consultórios de atendimento médicos, sala para pequenos procedimentos, sala de recuperação, salas para realização de curativos e salas para realização de diversos exames.

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina assumiu a gestão do Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes (AME) com início das atividades em março de 2012, pelo Contrato de Gestão assinado com a Secretaria de Estado da Saúde em 30 de setembro de 2011.

Desde sua inauguração, o AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES – AME MOGI DAS CRUZES tem sua Visão na busca da excelência do serviço público de saúde, atuando com compromisso nas ações de responsabilidade social, transparência e eficiência na gestão ambulatorial.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos pacientes, prestando serviços com humanização.

O atendimento ambulatorial é destinado ao atendimento da demanda interna e usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Não atende demanda espontânea nem de emergência.

Localização das unidades:

  • No setor A: salas de ortopedia e exames de Imagem: Raios-X, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografias;
  • No setor B: salas de procedimentos de fisioterapia;
  • No setor C: recepção da coleta e o serviço de coleta laboratorial;
  • No setor D: salas para endoscopias e pequenos procedimentos, além da sala de atendimento a emergências.
  • No setor F: salas de oftalmologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia e exames de audiometria e otoneurológico;
  • No setor G: sala de Cardiologia e exames de ecocardiografia, eletrocardiografia, holter 24 horas, teste ergométrico, sala de curativos e sala de triagem da enfermagem.

É muito importante o comparecimento em todas as consultas, exames e demais procedimentos previamente agendados no ambulatório.

A falta do paciente poderá gerar a descontinuidade do tratamento e a não utilização dos recursos para outro usuário do SUS.

HUMANIZAÇÃO

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS.

A partir de 2003, a humanização foi implementada pelo Ministério da Saúde e vem construindo com gestores, trabalhadores e usuários, alternativas nos modos de produzir a atenção e gestão em saúde, buscando superar algumas dificuldades existentes no processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes e acompanhantes.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

O Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.