Endoscopias

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças gastrointestinais. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica. A endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como a dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e a retirada de tumores benignos e malignos, com pouco ou nenhum desconforto.

No Ambulatório, são disponibilizados os exames relacionados abaixo:

Colonoscopia, endoscopia digestiva alta, retossigmoidoscopia, laringoscopia e nasofibroscopia.

Colonoscopia

O que é colonoscopia?

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do intestino grosso e a parte final do intestino fino. Para isso, utiliza-se um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro. Durante o exame, podem ser removidos pólipos ou outras lesões que, eventualmente, sejam encontrados.

Como é feito?

É necessária a realização de preparo para fazer o exame. O paciente deita-se em uma maca sobre seu lado esquerdo, recebe sedativos e analgésicos e o exame é iniciado com a introdução do aparelho pelo ânus.

Termo de Consentimento: O Termo de Consentimento que lhe é entregue antes da realização do exame deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

Laringoscopia

O que é laringoscopia?

A laringoscopia é um procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe.

Como é feito?

O exame é feito com anestesia local, o paciente permanece acordado e o procedimento é realizado pela introdução do aparelho pela boca, caso haja muita resistência por parte do paciente, o médico pode decidir pelo uso de algum sedativo, por este motivo não é aconselhado que a pessoa compareça ao exame desacompanhada.

 Termo de Consentimento: O Termo de Consentimento que lhe é entregue antes da realização do exame deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido.

Endoscopia Digestiva

O que é endoscopia?

A endoscopia digestiva alta também chamada de gastroenteroscopia (EDA), é um método diagnóstico que permite examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.

Como é feito o exame?

O paciente deve estar em jejum para executar o exame, o médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, com lentes e luz próprias, para visualizar a mucosa por meio de um monitor de vídeo.

Termo de Consentimento: O Termo de Consentimento que lhe é entregue antes da realização do exame deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido.

Nasofibroscopia

O que é Nasofibroscopia?

A nasofibroscopia é um método diagnóstico que permite visualizar e avaliar a anatomia interna do nariz, verificar possíveis alterações na cavidade nasal, hipertrofia de cornetos inferiores e de adenoide, sinusite e tumores nasais.

Como é feito o exame?

O paciente recebe anestesia local, permanece sentado e o procedimento é realizado pela introdução do aparelho pelas narinas.