Imagem

São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para diversas patologias, em que é possível visualizar com detalhes os ossos e os órgãos internos do corpo humano. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.

Os exames abaixo são disponibilizados no ambulatório:

Ultrassonografia, raios-X, densitometria óssea, mamografia, biópsia de próstata e mama.

 

Ultrassonografia

O que é?

Pela ultrassonografia, pode ser realizada uma variedade de diagnósticos por imagem, no qual as ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen – como os rins, o fígado e o pâncreas – bem como estruturas de localização superficial, como a glândula tireoide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Como é feito?

Na região a ser visualizada, será aplicado um gel e, em seguida, o médico irá passar um aparelho – transdutor em toda a região.

Ecocardiograma ou Ecocardiografia

O que é o Ecocardiograma?

É um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar anomalias morfológicas e funcionais das suas estruturas – câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração. Trata-se de um ultrassom do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é feito o exame?

No ecocardiograma, o médico manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultrassom para a região do coração que deseja estudar.

Raio – X

O que é?

Os raios-x são radiações que ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano.

Como é feito?

É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do  corpo e serve para avaliar as condições  de órgãos e estruturas internas.

 As gestantes podem realizar raios-X? 

Os exames de raios-X utilizam radiação ionizante, por isso, apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deverá ser informado.

Mamografia

 

O exame de mamografia corresponde ao exame de radiografia das mamas, sendo o principal método de diagnóstico de imagem para o rastreamento de tumores de mama.

Como é realizado:

001Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raios X, conhecido como mamógrafo.

 

 

002

A mamografia pode detectar alterações na mama, como nódulos, cistos e microcalcificação.

 

 

003

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferem nos resultados.

 

 

004

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

 

005É necessário tirar a roupa da cintura para cima; por isso, a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar.

 

 

006Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de identificar tumores de mama invasivos.

 

 

007

A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.

 

 

008 Normalmente, o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho, para que fique com uma espessura mais uniforme.

 

 

Densitometria Óssea

O que é Densitometria Óssea?

A Densitometria Óssea é um exame com análise computadorizada que contribui para a prevenção e o controle da osteoporose, tem como finalidade medir a densidade dos ossos, a fim de diagnosticar osteoporose e avaliar o risco de fraturas.

 Como é feito o exame?

É um procedimento simples e indolor, feito com o paciente deitado na mesa, devendo permanecer imóvel, com duração de apenas 2 a 4 minutos. O aparelho mede a densidade óssea por meio da detecção da extensão de absorção de fótons (partículas atômicas sem carga) por parte do osso, concebidos por baixos níveis de raios-x. As imagens da densitometria óssea são feitas por técnicos e médicos radiologistas.

Biópsia de Próstata e Mama

O que é biópsia?

É um procedimento simples realizado rotineiramente por médicos. Consiste na remoção de uma amostra de células e ou tecidos do organismo vivo, no caso, seres humanos. Após esta remoção, o material extraído é identificado e enviado para uma especialista chamado patologista, que é responsável por todo o processamento do material e análise microscópica do mesmo. Depois da realização de tais procedimentos, o patologista emitirá um laudo histopatológico informando as características do material analisado e chegando na maioria das vezes a um diagnóstico definitivo da doença e ou alteração em questão.

Termo de consentimento

O termo de consentimento que lhe é entregue antes da realização do exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido.